Alguns de nossos temas
Sugestões
Por que os acidentes acontecem ?
Não é culpa de ninguém, se houver algum culpado, na minha opinião, não há Cultura de Prevenção e resposta rápida a acidentes em nosso país.
A teoria dos dominós nos mostra que todo acidente de trabalho e consequente lesão, é causado por alguma coisa anterior, e essa coisa anterior, ou seja, esse gatilho se encontra no homem.
A teoria aponta diretamente como causas dos acidentes, personalidade, falha humana, causa dos acidentes, o acidente, a lesão.
Percepção de Riscos
A percepção de risco é a capacidade de identificar os riscos existentes no ambiente e agir para evitar a ocorrência de acidentes. É, por exemplo, identificar o risco de dirigir alcoolizado, sem cinto de segurança ou em alta velocidade. São situações cujos fatores podem desencadear um acidente.
Mudança de Comportamento
Antes de entrarmos em alguns passos necessários para mudar sua atitude, precisamos abordar esse tópico. Ae vão seis dicas
1-Faça uma auto avaliação sincera
2- Elimine as distrações
3- Entenda o contexto e mentalize positivamente
4- Defina objetivos e metas realísticos para si mesmo
5-Busque, escute e aplique os feedbacks recebidos
6-Busque referências internamente
Cuidado Ativo
O cuidado ativo é uma prática inovadora muito importante para mudar a forma de ver a segurança do trabalho. Cuidar apenas de si durante a execução das tarefas já não é mais aceitável. Ao mudar essa dinâmica e contemplar também o cuidado do outro as chances de evitar acidentes se tornam ainda maiores.o.
A consciência faz a diferença
“Para explicar as relações da consciência é preciso antes defini-la tal como Sartre o fez. Partindo da análise da consciência do homem – um ser que está no mundo, ou seja, vinculado ou indissociável enquanto corpo-mente-mundo – é possível determinar dois seres: O Ser-em-si e o Ser-para-si. O primeiro diz respeito às coisas tal como se apresentam para nós, sendo fenômeno (aparição) ou não, ou seja, existem aí no mundo (Dasein), independente de qualquer coisa. O segundo, o para-si, é a consciência que ao se defrontar com o mundo torna-se um processo dinâmico (contrastando com a inércia do em-si) e faz com que o em-si se desvele.”
Qualidade de Vida
Existem muitas interpretações para qualidade de vida no trabalho; que são desde o foco médico da ausência de doenças da pessoa até as exigências de recursos, objetos e procedimentos que atendam demandas coletivas em determinada situação. Tudo isso compondo amplos programas de qualidade de vida no trabalho
Alcoolismo,Tabagismo e Outras Drogas
O consumo de álcool pode estar associado a outras condutas de risco, como tabagismo, uso de drogas ilícitas, sexo desprotegido, acidentes de trânsito, homicídios e suicídios.A experimentação de substâncias pode levar ao uso abusivo ou vício, que comprometem a saúde e as relações interpessoais.
Stress no Trabalho
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse já pode ser apontado como uma das grandes causas de acidentes de trabalho. Sobrecarga, monotonia e até desvalorização profissional são indicadas como alguns dos principais fatores capazes de desencadear esse mal.
ISTs, Doenças Sexualmente Transmissíveis
As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são causadas por vários tipos de agentes. São transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada e, geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.
Motivação
Ao redor do mundo, o trabalho é visto pela maioria como algo maçante e entediante, o que não é totalmente mentira, já que grande parte dos empregos exige muito das pessoas, deixando-as cansadas mentalmente e fisicamente. É aí que entramos com a gamificação: ela pode trazer diversos benefícios à sua empresa sendo esses muito ligados ao engajamento, motivação e eficiência daqueles que lá trabalham. Mas caso você se pergunte “Como a gamificação vai ajudar minha empresa?”, vamos te explicar um pouco mais sobre isso, com muito humor ,alegria e Informção
Semana da Qualidade ( Kaizen)
O que é Kaizen? Kaizen é uma palavra em japonês que significa “mudança para melhor” e hoje em dia é usada como filosofia de melhoria contínua em geral. Seja pessoal, social ou profissional.
De acordo com o kaizen, sempre é possível melhorar, você deve implantar melhorias diariamente, sejam elas na gestão da empresa ou nos colaboradores e gestores. Vale ressaltar que as melhorias devem idealmente ser graduais e nunca bruscas, visando não perturbar o equilíbrio da empresa.
Meio Ambiente
Ao contrário do que muitos pensam, meio ambiente e sustentabilidade devem fazer parte das preocupações de um negócio, seja ele qual for. Portanto, a SIPAT é um ótimo momento para discutir questões importantes como essa. Veja algumas sugestões logo abaixo.
- Recursos do planeta e a consciência humana;
- A importância da reciclagem;
- O meio ambiente;
- Efeito estufa;
- Lixo doméstico e coleta seletiva;
- Os maiores problemas ambientais.
Qualidade de Vida
Como é o seu ambiente de trabalho? Em uma escala de 0 a 10, o quanto você se sente motivado para trabalhar? O ambiente organizacional onde você atua oferece recursos para que você se desenvolva e exerça seu trabalho de forma positiva e satisfatória.Para melhorar sua qualidade de vida no trabalho, confira algumas dicas que podem ajudar:
Mantenha um bom relacionamento, Trabalhe com amor ,Fuja das “conversinhas” ,Tenha foco
Administração do Tempo
A gestão de tempo pessoal é o processo de planejar e organizar como o seu tempo vai ser dividido entre as diferentes tarefas da sua rotina. Para entender o método com mais facilidade, você precisa saber que manter-se constantemente ocupado não significa ser produtivo — muito pelo contrário.
Relacionamento Impessoal
Relacionamento interpessoal é a conexão entre duas ou mais pessoas dentro de algum contexto, como o de trabalho, por exemplo. É possível classificar essa habilidade como uma soft skill, isto é, uma habilidade comportamental que ajuda o profissional a se desenvolver melhor na empresa e a conquistar mais objetivos profissionais.
Algumas pessoas conseguem ter um excelente relacionamento interpessoal naturalmente, e outras precisam aprender essa habilidade ao longo da vida, seja por meio de treinamentos, dinâmicas, terapia ou com a própria experiência.
Dependencia Tecnologica
A dependência tecnológica, também conhecida como nomofobia, é considerada um quadro clínico. De acordo com os especialistas, o diagnóstico envolve principalmente a falta de controle no uso de tecnologias, podendo atingir níveis mais graves, quando o indivíduo tem medo de se distanciar do celular.
Além de ser uma prática muito perigosa, o uso do celular durante a condução do veiculo é proibido por lei.
É a terceira causa mais comum de acidentes rodoviários, e seu uso aumenta o risco de acidentes em até 400%.
Direção defenciva (Dicas )
Tenha cuidado ao dirigir na chuva
Utilize os faróis de forma adequada
Mantenha as duas mãos no volante
Fique atento aos itens de segurança
Mantenha a distância de segurança recomendada
Faça ultrapassagens com muito cuidado
Faça a manutenção regular do veículo
Ginástica Laboral
A Ginástica Laboral é conceituada como um programa de exercícios físicos orientado, (alongamento, fortalecimento e relaxamento) de curta duração, aplicado durante a jornada de trabalho para cada setor e sua atividade, com o objetivo de compensar o esforço exigido pela atividade laboral e de desenvolver condições para que as estruturas corporais mantenham o equilíbrio necessário para a manutenção da saúde.
Empresas que já implantaram o Programa Ginástica Laboral comprovam que o investimento para manutenção do mesmo é muito pequeno para os benefícios que ele traz. Os resultados rapidamente percebidos, como o aumento da disposição dos colaboradores para o trabalho, no controle do estresse, na melhoria da relação interpessoal e na redução de ocorrência das doenças ocupacionais.
Educação Financeira
Engana-se quem pensa que o termo educação financeira se refere a estudos, cursos, palestras e muita teoria. Não.
Educação financeira vai além: tem a ver com organizar as finanças, saber o quanto ganha e gasta, planejar as contas e pensar no futuro.
Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o conceito de educação financeira é o processo que permite melhorar a compreensão em relação aos produtos e serviços financeiros, se tornando capaz de fazer escolhas de forma bem informada.
Rir é o melhor remédio
O bom humor é contagiante. O som de gargalhadas é muito mais contagioso do que qualquer tosse, fungada ou espirro.
Quando o riso é compartilhado, une as pessoas e aumenta a felicidade e a intimidade. O riso também desencadeia mudanças físicas saudáveis no organismo.
O humor e o riso fortalecem seu sistema imunológico, aumentam sua energia, diminuem a dor e protegem você contra os efeitos nocivos do estresse.
Melhor que tudo, esse medicamento que não tem preço é divertido, livre e fácil de usar
ASSÉDIO MORAL
Antes de qualquer coisa, é importante que entendamos o que é o assédio moral e como ele se caracteriza no ambiente de trabalho.A maioria das pessoas acredita que o assédio moral se resume a ameaças, piadas, insultos e outros tipos de constrangimento. No entanto, práticas como orientações imprecisas para a execução do trabalho, sobrecarga de funções, cobranças de metas excessivas, isolamento do funcionário e até restrições quanto ao uso do banheiro, podem ser consideradas assédio moral. Portanto, assédio moral é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.