Blog

Blog da Sipat com humor

 

1 – Brindes para os funcionários 

Os brindes sorteados após as palestras são um grande atrativo para que os funcionários participem da SIPAT, mas não devem ser colocados como prioridade nos investimentos da empresa.
Muitas empresas creditam o insucesso do evento à falta de verba e brindes para todos os funcionários. Se a CIPA não dispõe de uma verba considerável, vale a pena adquirir poucos brindes para sorteio, porém, com qualidade suficiente para chamar atenção dos colaboradores.
Algumas sugestões de brindes são: Kit de higiene bucal, squeeze, canecas personalizadas, canetas personalizadas, sacolas ecológicas, mochilas, pen drive, chaveiros, mouse pad, caderno ou agenda, produtos da própria empresa, bicicleta, entre outros.
Uma ideia interessante é pedir ajuda para fornecedores. Como muitas vezes a empresa possui grandes fornecedores com contratos de grande valor, não custa nada pedir ajuda para que o fornecedor possa “patrocinar” alguns brindes para o evento. É até muito interessante que eles sejam convidados para participarem da SIPAT também.
Veja aqui 14 dicas de brindes para SIPAT.
 
 – Palestras diferenciadas
 Uma recomendação para SIPAT que sempre fazemos é: O melhor investimento que uma empresa pode fazer para o evento é contratar palestras que façam uma abordagem diferenciada. Por exemplo: com dinâmicas em grupo, interação com os participantes, que sejam humoradas ao mesmo tempo em que façam os funcionários refletirem sobre o tema da palestra.
 
– Apresentações teatralizadas
 Uma abordagem que vem fazendo grande sucesso nas SIPAT’s brasileiras é a teatralizada, pois um personagem caracterizado e com didática humorística sobre o tema abordado, chama muito atenção dos participantes e fornece uma experiência única a quem participa da palestra.
 
 4- Massagem 
 
A massagem mais procurada pelas empresas durante a SIPAT é a Quick Massage, pois os atendimentos têm duração média de 15 minutos e os funcionários não precisam tirar a roupa para receberem a massagem.
Esta é uma técnica que não necessita de grandes recursos, pois o investimento é bem acessível (um pouco mais que R$ 300,00 para 28 atendimentos) e os terapeutas levam todos os equipamentos necessários para a realização das massagens.
A massagem é realizada na cabeça, pescoço, costas, braços e mãos e muitas vezes, será a primeira experiência que a pessoa terá com a massagem e ficará marcado em sua lembrança.
 
 
5– Intervenção nos setores
 
Algumas empresas reclamam que não podem parar a linha de produção por cerca de 1 hora para assistir as palestras durante a SIPAT. Neste caso, recomendamos as intervenções nos setores que nada mais são do que mini apresentações no local onde os funcionários estão com duração que varia de 10 a 20 minutos.
A duração das intervenções pode até não ser o suficiente para passar toda a mensagem necessária, mas serve como uma forma de levar a informação para todos da empresa e reforçar o trabalho de segurança já feito pela empresa.
 
 Participação da família
 
   Outra dica para SIPAT é criar concursos que abrem espaço para a participação da família dos funcionários durante o evento, pois criam uma interação e laço maior entre empresa e família.
Concurso de melhores frases para SIPAT, cartazes de um determinado tema feito pelos filhos dos funcionários, desenhos representando o dia a dia do pai/mãe segundo a visão dos filhos, são algumas sugestões de concursos que não necessitam investimento e abrem espaço para integração da família junto à empresa.
 
 Cuidados com a saúde
 
   Se a empresa possui contrato com convênio médico, pode convidar o fornecedor para que este forneça profissionais da área da saúde que possam realizar aferição da pressão arterial e taxa de glicemia e cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea) com o propósito de avaliar a saúde dos funcionários.
Caso a empresa não seja coberta por convênio, uma ideia interessante também é tentar parceria com escolas de enfermagem, pois assim, a escola também tem a oportunidade de levar seus alunos para praticarem seus conhecimentos.
Algumas empresas também realizam testes de visão de forma gratuita em empresas. Em troca da oportunidade, caso seja necessário a utilização de óculos por parte dos funcionários, a empresa oferece seus produtos.
 
8 – Vídeos sobre saúde e segurança
 
   Caso algum membro da CIPA tenha facilidade com edição de vídeos, é possível realizar vídeos com teor motivacional relacionada à saúde e segurança no trabalho.
Os vídeos podem ser disponibilizados através da Intranet, por e-mail, em locais de grande circulação, ex: refeitório, grêmio, entrada, próximo ao mural de informações, etc.
Esta é uma dica de atividade que não gera custo financeiro, apenas o tempo e dedicação de algum membro que já possui experiência.
 
– Paródias musicais
 
  A paródia musical ao mesmo tempo em que abre a oportunidade de um funcionário mostrar seu talento, seja tocando um instrumento ou cantando, também serve como forma de aguçar a criatividade ao unir uma música conhecida com um tema predefinido, ex: segurança no trabalho.
As paródias musicais também abrem espaço para que os próprios funcionários realizem a votação para escolher as melhores composições e atuações.
Para que servem estas ideias para SIPAT
Como já citado anteriormente, ter ideias novas para o dia a dia da SIPAT é uma tarefa difícil, mas que pode muito bem ser executadas quando há a participação e dedicação dos membros da CIPA para que o evento seja um sucesso, tanto em sua realização quanto à transmissão de ideias e informações atuais para os funcionários.
 
10 PROGRAMA DE AUDITÓRIO – PASSA OU REPASSA
 Divididos em dois times, os participantes devem responder uma pergunta selecionada antecipadamente pela empresa e se não souberem a resposta “passam” para a outra equipe. Se a outra equipe preferir pode “repassar” a pergunta. Caso ainda não saibam a resposta, a primeira equipe pode optar por “pagar” uma prova ou se souber responder… “quem sabe, responde, quem não sabe, leva torta na cara!? Os apresentadores Celso Portiolly (COVER) ou Silvio Santos (COVER) animam, orientam e pontuam durante todo o programa. (Até 3 apresentações)
 
11– Consumo consciente de agua
 
Água, um artigo de luxo
No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água. Essa data foi instituída pela ONU em 1992 para gerar mais conscientização sobre o tema. Por isso, é essencial saber a importância da preservação da água, além de incentivar boas práticas nas casas e empresas.
 
  Em virtude da crise hídrica que algumas regiões brasileiras estão passando nos últimos meses e também em função do aumento na demande de água ocasionado pelo crescimento de diversas cidades destas mesmas regiões, tem se multiplicado na mídia a busca por soluções e produtos intitulados de “economizadores de água”. Tema de primeira grandeza no cenário atual, o assunto também vem movendo empresas e usuários de encontro à soluções imediatas que garantam o abastecimento de água pelo menos para as utilizações essenciais do recurso
 
12- Covid-19:
 A palestra aborda prevenção, diagnóstico, transmissão e tratamento dos sintomas.
 

13 – Meio Ambiente

 

É preciso falar cada vez mais da importância da preservação da natureza e o quanto isso impacta na vida de todos, e a Semana do Meio Ambiente é uma ótima oportunidade para empresas como a sua abordarem o tema com os colaboradores. Por meio de diversas ações, é possível trazer mais conhecimento, ao mesmo tempo 

 

 
 
 14 – Dingue e Dongue da segurança
 Inspirado em um antigo quadro de  sucesso do Domingão do Faustão, buscamos a essência da mecânica do quadro Ding Dong para criar um game. Tal qual acontece no programa, o participante tenta adivinhar a música através do toque de uma campainha. JARGÕES Oh lôco, meu Tanto no pessoal como no profissional Mãe do Joaquim, do Benício e da Eva Quem sabe faz ao vivo Mais do que nunca Essa fera aí meu Logo depois do reclames do plim-plim
 
15 – Motivacional     5 Chaves para sucesso !
 Pare e pense. O que você realmente deseja? Se, por exemplo, seu objetivo é ganhar muito dinheiro, pergunte-se o porquê desse sonho e o que isso vai trazer para a sua vida. Para cada finalidade há uma maneira de agir. Assim, é necessário saber o que está por trás do seu objetivo. As respostas podem surpreender.
 
16-  DDS, Diálogo Diário de Segurança,
consiste em pequenas reuniões diárias feitas para discutir temas relacionados à segurança do trabalho.
 Inove em seu DDS
 • DDS Animado
• DDS Teatralizado
• DDS com Mágica
• DDS Musical.
 Além de colaborar com a redução no número de acidentes, ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças ocupacionais e reduzir gastos com afastamentos médicos. Tudo isso é possível graças à conscientização que essa estratégia proporciona.
 
17- Dependência tecnológica
 Além de ser uma prática muito perigosa, o uso do celular durante a condução é proibido por lei.
 É a terceira causa mais comum de acidentes rodoviários, e seu uso aumenta o risco de acidentes em até 400%.
 Ao usar seu celular enquanto dirige, você está colocando sua vida e a vida de outras pessoas em risco. Conecte-se no trânsito e desligue o celular!
 Os perigos de usar o celular enquanto dirige
 O uso do celular enquanto dirige é a terceira causa de mortes no trânsito no Brasil.
 Telefones celulares no trânsito causam 1,3 milhão de acidentes a cada ano;
 A utilização de um telemóvel aumenta em 400% o risco de acidente rodoviário.
 Desviar o olhar para responder a uma mensagem do WhatsApp a 80 km/h é o mesmo que dirigir o campo de futebol inteiro com os olhos fechados.
Resumindo
 A Sipat é a hora de aumentar o conhecimento dos colaboradores da sua empresa e assim diminuir o número de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
 Portanto, quanto mais variada for a oferta de atividades nesta semana, maiores serão as chances de participação e ampliação do conheciment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.